Coleções

B143 - Jarro Josefino em prata dourada portuguesa. Corpo bojudo em forma de elmo invertido, assente em pé circular, com decoração espiralada, relevada com motivos rococó, grinaldas, concheados, volutas e aletas.

Bocal largo com contorno de curva e contracurva, seguindo o desenho do corpo. Asa em forma de “CC” opostos, decorada com enrolamentos e motivos florais estilizados de folhas de acanto, ligando-se ao bocal com flor aberta e ao corpo com voluta larga.

Base circular, com contorno recortado e decorado, que se une ao bojo formando gomos espiralados.

"Sem título"
Óleo sobre madeira
Assinado e datado c.i.d.
Dim.: 34,0 x 69,0 cm

"Untitled"
Oil on board
Signed and dated
Dim.: 34,0 x 69,0 cm

No verso:/On the back:

- "Armando de Basto, Paris, 1912"

“A Menina Gaivota em Dias de Nevoeiro”

2005

 

D482  “Torre” 2009

Belo trabalho escultórico cíngalo-português em marfim.

Nossa Senhora com coroa aberta, de pontas serradas e aro com friso, cabelos formando madeixa em ogiva nas costas, em ondulado muito fino; face oval, olhos amendoados e de boca sorridente. O corpo é achatado, veste túnica com pregas finas e gola rendilhada, com manto de orlas caindo em sinusóides; o panejamento de Nossa Senhora conflui num enlace tendo como centro Jesus Menino, que segura na mão esquerda, na direita uma flor de ashoka que oferece ao Menino.

Elegante adaga de formato delicado, com cabo feito de placas lisas de marfim fixadas por rebites e enriquecido com rubis em cabochon encastoados a ouro com técnica de Kundan, desenhando um friso.
Lâmina em aço de elegante formato em ferrão de escorpião, assemelhando-se à das tradicionais "Bichawas".

Aço, marfim, ouro e rubis
Índia, séc. XVIII
Dim.: 22,0 cm

Páginas