Coleções

Ébano, osso e corda de Manila
Norte da Índia ou Sinde, séc. XVII
Dim.: 124,0 x 58,0 x 50,0 cm

Prov.: Colecção particular, Lisboa

Ind-Afro-Portuguese Chair
Ebony, bone and cotton cord
Northern India or Sindh, 17th century
Dim.: 124,0 x 58,0 x 50,0 cm

Prov.: Private collection, Lisbon

França, Gótica

Canudo de farmácia em faiança portuguesa, rodado, ligeiramente estrangulado ao centro, com pé circular, colo baixo e bordo revirado, decorado a azul com contornos a vinoso de manganês sobre esmalte branco. Bojo decorado por paisagem do tipo oriental, de rochedos e vegetação com grandes flores, onde sobressaem um lebrão e uma garça. Colo e base com tarja de volutas rematada por filetes a vinhoso.

Prata portuguesa. Corpo liso em forma de pêra alongada com acabamento brunido, assente sobre três pés de sapata. Bico em cabeça de cisne com caneluras assimétricas, decorado com vieira estilizada na ligação ao bojo.

Tampa em forma de cúpula, articulada por charneira, com pomo em forma de pinha.

Asa em madeira entalhada e decorada com volutas na ligação ao corpo. Este sóbrio exemplar vive sobretudo da forma e da beleza do metal praticamente despojado de decoração.

Pequena taça para vinho, ou copas alteadas com pé e tampa, denominados “em cacho de uva” ou Traubenpokal no original alemão, dada a forma da copa e sua tampa recortada (que se encaixam perfeitamente), num padrão fechado, de hemisférios ou gomos salientes em forma de gota, realizados pela técnica do repuxado. A forma é por vezes designada, mais correctamente, como uma pinha.

Pé circular (fixo por rosca à haste), apresenta no pé gomos circulares, num prolongamento da decoração da copa.

B142 - Corpo em forma de elmo invertido decorado por sequência de caneluras côncavas e convexas, decoradas com folhas de acanto, estilizadas e entrelaçadas, com o mesmo tipo de decoração gravada junto à boca.

Na curvatura do bico, cartela que apresenta a cabeça de figura masculina gravada, emoldurada por aletas, em curva e contracurva, encimada por figura de índio.

Asa em forma de cariátide, fundida e cinzelada em vulto perfeito que se une ao jarro através de uma folha. Pé polilobado rematado por friso de perlados.

Móvel portátil Indo-Português, de formato paralelepipédico, em teca com embutidos em ébano e marfim, produção de Goa de meados do século XVII.

Páginas