Mobiliário

Nº de referência da peça: 
A497

Pau-Santo e Espinheiro
Portugal, séc. XVIII
Dim.: 82,5 x 119,5 x 56,0 cm
Mesa de encostar D. José em pau-santo entalhado com decoração embutida de molduras em pau-rosa e filetes de espinheiro. Ferragens em latão cinzelado e dourado.

Side Table
Rosewood and thornbush
Portugal, 18th century
Dim.: 82,5 x 119,5 x 56,0 cm
D. José period side table in carved rosewood. Inlaid exotic timber and thornbush frames. Chiselled and gilt brass hardware.

Nº de referência da peça: 
A465

D. José I (1750-1777)

Nº de referência da peça: 
A405

Excepcional cómoda tombeau em pau-santo maciço, do período de transição D. João V / D. José, de linhas onduladas, concavas e convexas, dita “torta e retorta”, com aplicações em bronze cinzelado. A frente é abaulada, constituída por três níveis de gavetas, separados por vistas de entre panos bem marcados: o superior com duas e os restantes em gavetão, simulando duas gavetas iguais, idênticas às de cima. As frentes destes compartimentos têm uma elegante almofada com dupla moldura periférica de cantos arredondados.

Nº de referência da peça: 
376

Raro conjunto em nogueira americana maciça, entalhada e vazada, com marchetaria em madeira de buxo e espinheiro. Espaldar violoné com tabela de influência Chippendale, decorado com entalhes desenhando flores, cravos e crisântemos, unidos por filetes. Braços abertos, com movimento e entalhamento delineando volutas alongadas e estilizadas. Assento com coxim amovível que repousa num aro em arco de círculo, decorado com motivos vegetalistas repetindo o padrão do espaldar. Pernas curvas terminando em pés de “cachimbo” ornamentados com folhas estilizadas.

Peças Vendidas
Nº de referência da peça: 
A385

Excepcional par de cómodas da época D. José I, em pau-santo maciço ricamente entalhado, com fundos em vinhático e ferragens em bronze ao gosto rocaille. O tampo é liso e emoldurado, acompanhando frente e ilhargas onduladas com quebras em curva e contracurva. Corpo com duas gavetas e três gavetões, que possuem frentes lisas e moldura dupla, com exuberantes ferragens em bronze.

Nº de referência da peça: 
A396

Cómoda em nogueira entalhada em tombeau. Estrutura bombée com tampo liso de formato rectangular e recortado, moldurado e saliente, acompanhando a acentuada movimentação da caixa em curva e contracurva, repousando sobre tripla moldura. Frente com três renques de gavetas: sob o tampo, duas iguais e, nos restantes, um gavetão com cercaduras periféricas proeminentes e quebras laterais, separados por estreitos entrepanos lisos, com excepção do superior,que apresenta um friso de tremidos com diferentes angulações, irradiados a partir do centro.

Peças Vendidas
Nº de referência da peça: 
A419

Elegante mesa em pau-santo de bonita vergada, datada do período de transição do reinado D. João V para o de D. José. Ao primeiro olhar são as proporções que despertam a singularidade desta peça de dinâmico tratamento formal e elegância. O tampo é rectangular, liso e recortado, moldurado, acompanhando o movimento ondulante da frente e ilhargas, em perfeita sintonia. A frente com duas gavetas rematadas por friso periférico e saial recortado e entalhado com concha e folhagem.

Nº de referência da peça: 
A309 / A310

Belíssimas cadeiras D. José em pau-santo, com espaldares do tipo violoné, moldurados, de lados reentrantes, cantos arredondados e cachaço entalhado. Tabela central recortada e vazada com estofo móvel. Assento trapezoidal, com frente e ilhargas onduladas e recortadas; pernas dianteiras curvas, terminando em pés de enrolamento e traseiras recuadas.

Nº de referência da peça: 
A359

Cómoda D. José de dois gavetões, em pau-santo maciço. Tampo rectangular, liso e levemente moldurado, acompanhando o movimento da caixa. Frente e ilhargas abauladas, com curva e contracurva. Gavetas lisas e com moldura periférica. Saiais frontal e laterais recortados “em chaveta”, simétricos. Pernas galbadas terminando em pés de garra e bola.

Puxadores e espelhos de fechaduras em metal recortado e vazado decorado com elaboradas composições rocaille.

Nº de referência da peça: 
A333

Cómoda D. João V, de três gavetões em pau-santo maciço, com frente e ilhargas onduladas e decorada com motivos entalhados. Tampo rectangular, liso e recortado, levemente moldurado, acompanhando o movimento da frente e das ilhargas com cantos dianteiros arredondados. Gavetas com frentes lisas e com embutido desenhando moldura periférica de filete, com motivo floral nos cantos. Saiais recortados e muito desenvolvidos, decorados com elementos rocaille de disposição simétrica, volutas e enrolamentos vegetalistas.

Páginas