Holo Door
Angola – Zaire, late 19th c. (?)
African walnut wood (?) | 150 x 53 cm
Prov.: Manuel Castilho, Lisbon
Exhib.: 'The Art of a Continent', London 1995 (cat. p. 256) and New York 1996
Porta Holo
Angola – Zaire
Finais do séc.: XIX?
Madeira de ?
Dimensões: 150.0 x 53.0 cm
F1356
Proveniência: Coleção Manuel Castilho, Lisboa
Exposições: The Art of a Continent, Royal Academy of Arts, Londres 1995 (cat. pág. 256, nº 4.23) e Museu Guggenheim, Nova Iorque 1996.
Madeira lacada de negro, decorada a ouro e prata, e embutidos de madrepérola; ferragens de cobre dourado
Japão, Períodos Momoyama a Edo, ca. 1580-1620
Dim.: 35,0 x 31,0 x 29,0 cm
Prov.: Gonçalo Silva, Espanha
A Namban Bible Stand (shokendai)
Wood, lacquer, mother-of-pearl, gold and gilt copper
Japan, Momoyama to Edo Period, ca. 1580-1620
Dim.: 35,0 x 31,0 x 29,0 cm
Prov.: Gonçalo Silva, Spain
Bible Stand
Wood, lacquer, gold and brass
Southern China, late 16th to early 17th century
Dim.: 22,9 x 19,1 x 13,7 cm
Prov.: A. Fernandes and J. Lico collection, Lisbon
Exhib.: “São Francisco Xavier – A Sua Vida e o Seu Tempo {1506 - 1552}” at Cordoaria Nacional, Lisbon, 2006. Reproduced in the catalogue, p.217, nº 224; ‘Venans de Loingtaines Voyages' Bordeaux, 2019, p. 54
A Dominican Sino-Portuguese Portable Oratory
Wood, lacquer, gold and oil on copper painting
Southern China, early 17th century
Dim.: 59,0 x 78,0 x 5,3 cm
Prov.: José Lico collection, Lisbon
Exhib.: ‘Three European Embassies to China’, M. Oriente, 2018-2019, pp. 117/8
Madeira lacada e dourada; pintura a óleo sobre cobre; ferragens de cobre
Sul da China, séc. XVII (inícios)
Dim.: 59,0 x 78,0 x 5,3 cm
Prov.: Colecção José Lico, Lisboa
Expo.: "Três Embaixadas Europeias à China", M. Oriente, 2018-2019, pp. 117/8
Invulgar placa indo portuguesa do séc XVII, em madeira com policromia, representando um dos Reis Magos (Baltazar), a meio corpo, com oferenda na mão, e ao lado a Estrela indicadora do Nascimento do Salvador. O rosto apresenta forma geometrizada, com olhar contemplativo, nariz afilado e barba bifurcada. Carrega uma coroa na cabeça e enverga túnica vermelha, com capa verde sobre os ombros. Na mão esquerda segura um vaso com tampa, e a outra leva-a ao peito, em sinal de respeito e de veneração.
Esta pequena pintura devocional executada sobre madeira de teca, de que não se conhece a exacta procedência, foi certamente executada em Goa na primeira metade do século XVII e representa a Santíssima Trindade na forma de Trindade Triândrica.