Coleções
Teca, sissó, marfim, osso tingido de verde, e ferro; ferragens em ferroÍndia, Guzarate, séc. XVI (finais)
Dim.: 34,0 x 49,0 X 35,5 cm
Fall-front writing cabinet
Teak, ebony, ivory, green-dyed bone, brass, and iron; gilt copper fittingsIndia, Gujarat, late 16th century
Dim.: 34.0 x 49.0 X 35.5 cm
Tartaruga e prata
Colonial espanhol, séc. XVII
Dim.: 4,0 x 9,0 x 7,0 cm
Casket
Tortoiseshell and silver
Spanish Colonial, 17th Century
Dim.: 4.0 x 9.0 x 7.0 cm
Sul da China, provavelmente Guangzhou
Século XVII (finais)
Madeira exótica, laca, policromia; ferragens de cobre dourado
Dim.: 47,5 x 56,5 x 36,0 cm
Two-door cabinet
Southern China, probably Guangzhou
Late 17th century
Lacquered and painted exotic wood, gilt copper fittings
Dim.: 47.5 x 56.5 x 36.0 cm
Taça esculpida a partir de um único bloco de cristal-de-rocha particularmente límpido, de formato oblongo com 8 gomos em torno de uma flor central, simulando um trevo de quatro folhas. A sua beleza repousa num jogo de superfícies lisas, ritmicamente marcadas por gomos.
Na Índia Mogol havia uma predileção pelos objetos preciosos e delicados, esculpidos em pedras duras tais como o jade, a ágata e o cristal-de-rocha, por vezes ornamentados posteriormente com ouro e pedraria.
Cafeteira em prata portuguesa com corpo em forma de ânfora, assente sobre base circular. Peça decorada com uma variante de elementos neoclássicos que variam entre os perlados e os tecidos drapeados. A base com uma cercadura de perlados é encimada por canelados côncavos e uma fileira de pérolas que marcam o arranque do bojo, decorado por um friso de folhas de acanto repuxadas.
Belíssima adaga com punho em marfim de morsa com "cabochons" de rubis encastoados a ouro com técnica de "Kundan", desenhando um friso e uma flor de seis pétalas de cada face e, na extremidade, uma elipse com motivo geométrico. Lâmina recta e bastante robusta de um só gume, em aço damasquino e com dorso reforçado.
É bem visível nesta adaga a influência e características persas que pautaram muita da arte típica do Império Mogol. As suas origens remontam à Pérsia, com a qual mantiveram intensas relações diplomáticas e comerciais, privilegiando sempre a cultura e estética Safávida.
Móvel portátil Indo-Português, de formato paralelepipédico, em teca com embutidos em ébano e marfim, produção de Goa de meados do século XVII.