Virgem segurando o Menino

Nº de referência da peça: 
C539

Porcelana vidrada 'Blanc de Chine'
Dêhua, Província de Fujian, China
Dinastia Qing, Período Kangxi (1661 – 1722)
Alt.: 34,0 cm

Guanyin as The Madonna and Child
'Blanc de Chine' glazed porcelain
Dêhua, Fujian Province, China
Qing dynasty, Kangxi reign (1661–1722)
Height: 34,0 cm

Rara representação de Nossa Senhora com o Menino em Blanc-de-Chine, datável de 1680/90, período Kangxi, dinastia Qing (1661–1722). Nossa Senhora, modelada segundo a figura da deusa chinesa Guanyin, segura o Menino segundo os modelos tradicionais da iconografia cristã disseminados pelos missionários europeus. Contudo, o seu rosto largo, arredondado e de expressão serena, as suas orelhas largas (aludindo aos atributos de Buda), e os seus cabelos penteados em cachos caindo sobre seus ombros, aproximam iconograficamente a figura a Guanyin. A figura descalça veste uma túnica de longas mangas cingida na cintura por um cinto ornamentado com uma flor.
O Menino repousa sobre o braço esquerdo da Virgem. Envolto num tecido que cai sobre o seu torso a partir do ombro esquerdo, segura o orbe terrestre na sua mão direita. Como sua Mãe, o cabelo do Menino é demarcado por cachos enrolados. Devido à sua clara iconografia, a escultura poderá ser identificada como a Nossa Senhora cristã sustendo o Menino Jesus, ao invés da deusa-mãe budista.
A figura eleva-se sobre um pequeno pedestal moldado como um Leão Guardião Imperial. De sobrancelhas franzidas, largas orelhas, barba cacheada e boca aberta revelando dentes aguçados e serrados, a sua expressão impiedosa revela a natureza monstruosa desta fera. Os Leões Guardiões Imperiais, símbolos budistas da proteção, são entidades sagradas que guardam templos e palácios por todo o território chinês.
Representações semelhantes de Nossa Senhora carregando o Menino poderão ser contempladas no Museu Guimet, Paris e nos Museus Victoria & Albert e Britânico, Londres. A partir de diversos inventários datados, as figuras de uma mulher com uma criança, possivelmente representando Guanine, também se encontravam presentes na coleção de porcelana de Augusto, o Forte, Rei da Polónia e Eleitor da Saxónia (1670 –1733), em Dresden, e na coleção do Rei William III (r. 1689-1702) e da Rainha Mary II (r. 1689 - 1694) de Inglaterra no Palácio de Kensington, Londres.

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Rare Blanc-de-Chine depiction of The Madonna and Child, datable to 1680/90, during the reign of Qing dynasty Emperor Kangxi (1661–1722). The Madonna, modelled after the figure of the Chinese Goddess Guanyin, is standing barefoot holding The Child, according to the traditional models of Cristian iconography commissioned by European missionaries. Like Guanyin however, her face is large, rounded and of serene expression, with wide earlobes alluding to the attributes of Buddha and hair styled in ringlets falling over her shoulders. The figure is attired in a long-sleeved robe, tied at the waist by a belt intercepted by a flower.
The Christ Child rests on the Madonna’s left arm. Wrapped in a cloth that falls from His left shoulder and wearing anklets, He is shown holding the terrestrial orb in His right hand. Similarly to the Madonna His hair is styled in frontal coiled curls. Due to this clear iconography the sculpture can be identified as Christianity’s Madonna carrying the infant Christ, rather than the Buddhist Mother Goddess.
The figure stands on a low plinth moulded as an Imperial Guardian Lion. With frowning eyebrows, large ears, curly beard and an opened mouth of serrated teeth, its merciless expression reveals the beast’s monstrous nature. Chinese Guardian Lions, Buddhist symbols of protection, are sacred entities that stand guard to temples and palaces.
Similar Madonna sculptures carrying an infant in swaddling clothes, can be seen at the Guimet Museum, Paris and at the Victoria & Albert and British Museums, London. Porcelain figures of a woman and child, possibly depicting Guanyin, can also be identified in important dated inventories such as those of the Dresden collection of Augustus The Strong, King of Poland and Elector of Saxony (1670-1733) and in the smaller collection of King William III (r. 1689-1702) and Queen Mary II (r. 1689 - 1694) of England at Kensington Palace, London.

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  • Artes Decorativas
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