Prato fundo

Nº de referência da peça: 
C709

Faiança portuguesa “Desenho Miúdo”
Portugal, 1660-1680
Diâm.: 39.0 cm
Proveniência: Colecção F. Keil do Amaral, Canas de Senhorim
Figurou: “Exposição de Cerâmica Ulissiponense”, Lisboa 1936

A deep plate
Portuguese faience “Desenho Miúdo”
Portugal, 1660-1680
Diam.: 39.0 cm
C709
Provenance: F. Keil do Amaral collection, Canas de Senhorim
Exhibited: “Exposição de Cerâmica Ulissiponense”, Lisboa 1936

Excecional prato de grandes dimensões em faiança portuguesa do século XVII, com covo acentuado e aba levantada, esmaltado a branco estanífero e decorado a azul-cobalto e vinoso de manganês, num minucioso padrão designado por Desenho Miúdo.
Na reserva central uma figura masculina de cariz oriental está sentada num passadiço em posição de meditação, flanqueada por árvore de grande porte, e segurando o que parece uma umbella ou papagaio de papel. Ao fundo distinguem-se elementos arquitetónicos e vegetalistas.
Circunscrevendo esta cena, apresenta-se uma banda perimetral, preenchida com sequência contínua de círculos concêntricos triplos, a qual se repete no remate do bordo. A aba apresenta-se decorada por motivos vegetalistas e arvoredo emergindo de formações rochosas ou de água, bem como elaborados elementos arquitetónicos. No tardoz encontram-se quatro ramos estilizados equidistantes.

A decoração, sofisticada e minuciosa, que define este prato, designada na literatura por “Desenho Miúdo”, surge em Lisboa cerca de 1660, sendo caracterizada pela pulverização dos elementos decorativos sobre a superfície do objeto, um tipo de gramática ornamental inspirada por modelos chineses, usual em peças datadas do período de transição entre as dinastias Ming e Qing (c.1620-1683).
O despontar desta tipologia decorativa coincide também com a mudança de paleta cromática, através da introdução do pigmento roxo de manganês, que se inaugura a partir da segunda metade do séc. XVII. Alternativa Portuguesa à crescente produção Holandesa sua concorrente, difere da mesma na irreverencia, mas também no evidente sentido de humor, que se revela na execução dos motivos, diversificando-se igualmente a morfologia dos objetos produzidos, alguns deles peças de aparato não registadas em períodos anteriores, como é o case deste prato de suporte.
Para além da temática da composição decorativa e do seu cromatismo, a relevância deste prato é reforçada pelas suas invulgares dimensões e formato fundo, bem como pelo facto de ter sido selecionado para figurar na Exposição de Cerâmica Ulissiponense de 1936, conforme atesta a relevante etiqueta que se encontra ainda colada no verso.

--

Exceptionally large 17th century Portuguese faience deep plate of broad, raised lip. The surface, tin glazed and painted in cobalt blue and manganese purple, featuring a dense and detailed decorative composition known as “Desenho Miúdo”.

In the central roundel a male figure of oriental appearance, seated on a passageway in meditative position, flanked by a large tree, and holding what seems to be a parasol or a kite. In the background discernible architectural and foliage elements.
Framing this scene stands out a perimetral band, filled by a sequence of triple concentric circles, which is repeated in the plate rim. The broad lip is decorated by foliage motifs and tress that emerge from rocky outcrops or from water, as well as by elaborate architectural elements. To the lip reverse four stylized equidistant foliage branches.

The sophisticated and detailed decoration that defines this plate, referred in the literature as “Desenho Miúdo”, emerges in Lisbon ca.1660. It is characterized by the pulverizing of decorative elements over the whole of the object’s surface, a type of ornamental grammar inspired by Chinese models seen in pieces dating from the Ming to Qing transitional period (ca. 1620-1683).

The appearance of this decorative typology does also coincide with changes in chromatic palettes, namely the introduction of the manganese purple pigment that becomes evident from the second-half of the 17th century. A Portuguese alternative to the growing, and competing, Dutch production, it differs from the latter in its irreverence, and in the evident sense of humour, that is revealed in the motif’s depiction and trace, as well as in the morphology of the objects produced, some conceived as display pieces that had not been recorded in previous periods, such as is the case of the present plate.

In addition to the decorative composition and its chromatic combination, the artistic relevance of this plate is reinforced by its unusual size and depth as well as by the fact that it was selected for the 1936 “Cerâmica Ulissiponense” Exhibition, in Lisbon, as it is revealed by the paper label still featured in its reverse.

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Azulejos e Faianças

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.