Pote

Nº de referência da peça: 
C681

Faiança Portuguesa
Lisboa, 1620-1640
Alt.: 24,0 cm
Proveniência: Colecção J.P. Frazão, Santarém

Pot
Portuguese faience
Lisbon, 1620-1640
Height: 24,0 cm
C681
Provenance: Collection J.P. Frazão, Santarém

Pote de faiança portuguesa do seculo XVII, rodado, de forma ovoide, com colo demarcado e duas pegas, pintado a azul-cobalto sobre esmalte branco.
A ornamentação é de nítida influência decorativa chinesa, se bem que com um horror vacui, característico dos modelos islâmicos.
No bojo, os elementos vegetalistas e florais - crisântemos, margaridas e camélias estilizadas - preenchem integralmente a superfície, representando ao modo oriental a imagem de um jardim idílico.
Sobressai, a meio do bojo, um relevo circundando todo o pote, executado através de pressão manual na chacota, imitando as peças de porcelana chinesa que são, ao contrário da faiança, manufaturadas em duas metades, posteriormente apostas e depois coloridas e vidradas. Não se tendo apercebido qual a origem deste ressalto, deu azo à sua criatividade, introduzindo esta cercadura saliente.
Colo composto por múltiplas e pequenas cavidades alveoladas, também resultantes de pressão manual, revestidas de esmalte estanífero branco e decoradas com estrelas, formando uma faixa delimitada por duas linhas paralelas em azul forte preenchidas por aguada azul. Termina em encordoado relevado em esmalte branco, e anexado ao bocal.
A base é circundada por tarja em azul- cobalto.
As pegas, apostas ao bojo e junto ao colo, são semicirculares, de forma auricular e estão ornamentadas por traços azuis e paralelos.
A decoração monocromática a azul-cobalto sobre esmalte estanífero branco, inspirada nos modelos decorativos da porcelana chinesa, transportada para Lisboa, em grande quantidade pelas naus da Carreira da India, nos inícios do século XVI, insere-se na produção oleira portuguesa da primeira metade do seculo XVII. A simbiose entre o repertório decorativo chines e islâmico deu origem a um conjunto de peças, como este pote, que o oleiro ornamentou obsessivamente, inspirando-se em características decorativas islâmicas.
A virtuosidade e raridade desta peça estão no aspecto singular do objeto, decorrente da interpretação pessoal do oleiro; da qualidade e finura da pasta; e da pureza do azul-cobalto que conseguiu conservar ao longo dos tempos.

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A 17th century Portuguese faience, wheel-thrown ovoid shaped pot, of two identical handles and accentuated neck, decorated in cobalt-blue pigment on a white background.
The decorative grammar, of clear Chinese influence, is nonetheless defined by a horror vacui characteristic of Islamic models. Floral and foliage scroll motifs – stylised chrysanthemums, daisies and camellias – fill the entire body surface, illustrating, in a borrowed oriental manner, the image of an idyllic garden.
Encircling the whole body, at mid-height, an unusual raised ring band obtained by finger pressing the soft paste, in an obvious imitation of the Chinese porcelain pieces that contrary to faience, are constructed in two segments and subsequently joined together for decorating and glazing. In this particular instance, on copying from an original model and possibly not grasping the meaning of such ring, the potter unknowingly converted that technical detail into a purely decorative element.
On the neck a wide band of small, equally finger pressed, lead-white glazed alveoli, ornamented with individual stars and framed by contrasting light and dark blue friezes, topped by a white, twisted rope motif rim border. The base is encircled by a cobalt blue ring while the semi-circular and diametrically opposed auricular shaped handles, positioned close to the shoulder, are ornamented by short blue parallel lines.
The monochromatic cobalt-blue on white decoration, instilled by Chinese porcelain decorative models brought to Lisbon by Portuguese traders in the early 1500s, is introduced into Portuguese faience production in the first-half of the 17th century. The symbiosis between the Chinese and Islamic decorative repertoires would trigger the creation of a group of pieces, such as this pot, obsessively ornamented by master potters inspired by Islamic decorative characteristics.
The virtuosity and rarity of this piece reside in the object’s unique appearance, which results from the potter’s creativity, from the paste quality and fineness and from the purity of the centuries-old, but well-preserved, cobalt-blue pigment.

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Azulejos e Faianças

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