Menino Jesus Salvador do Mundo

Nº de referência da peça: 
F873

Baby Jesus Salvator Mundi
Polychrome ivory
Sinhalese-Portuguese, late 16th – early 17th century
Height: 37.0 cm
Provenance: A.C.C. collection, Oporto

Marfim e policromia
Cíngalo-português, séc. XVI (finais) / XVII (inícios)
Alt.: 37,0 cm
Proveniência: Colecção A.C.C., Porto

Exceptionally large 16th century sculpture of remarkable sculptural quality, unquestionably a masterpiece of Ceylonese Christian imagery.
The figure is depicted standing in a majestic posture, with the raised right hand blessing, while holding the staff with the left. The right foot stands on a terrestrial orb. The socle shaft is elegantly shaped as a cherub.
The anatomy is robust but elegant, the head rounded, gently leaning forward, the expression serene. The hair evokes the snail-like curls characteristic of Buddha imagery and the almond-shaped eyes and curved brows convey a mystical and contemplative expression, reinforced by the narrow nose and small mouth. The slender body is shown nude, revealing the artist’s confidence and refined technique in the interpretation of naturalistic anatomical details.
The right arm is raised shoulder height, with the second and third digits extended, blessing, with the left arm gently flexed at the elbow, hand tightly holding the staff. The legs taper towards the feet and display two naturalistic skin folds on the inner thigh. The right leg is raised and bent, the foot resting on the terrestrial globe; the left stands upright on the socle. The hands and feet are carefully detailed, with long, flattened well-defined digits and clearly outlined nails.
The figure stands on a short column shaped socle, coherent with a Ceylonese production. The square base supports a realistic cherub’s head-shaped shaft, of detail and quality compatible with the figure above, suggesting a 16th rather than 17th century origin.
Beyond the conventions highlighted in the previous paragraph, more or less standardized in Ceylonese Christian art, there are other characteristics of this particular piece that convey its origins, namely the raised socle, an example of a rare Mannerist model evident in late 16th century works but not identifiable in extant contemporary Goan examples, which tend to be of less sophisticated aesthetics and detail.

The Portuguese presence in Ceylon lasted for 150 years (1505–1658), and had a considerable impact both on cultural and religious levels. This common interaction encouraged the
manufacture of large numbers of ivory votive figures, essential tools for the process of propagation of the Christian faith throughout the Orient.
The theme of the Baby Jesus Salvator Mundi remained a favourite throughout the Baroque. More archaic models adhere to Flemish prototypes from the first half of the 16th century divulged by the Portuguese in India and Ceylon, which will be repeated until the Counter-Reformation movement introduces a revised and more conservative and conventional paradigm.

Excepcional Menino Jesus Salvador do Mundo, cíngalo-português do séc. XVI, em marfim.
Esta imagem de grandes dimensões, e com uma qualidade escultórica notável é, sem dúvida, uma obra-prima da imaginária cingalesa.
O Menino está representado de vulto prefeito, com uma postura majestática, abençoando com a mão direita e segurando a vara com a esquerda. Tem o pé direito sobre o orbe terrestre e ergue-se sobre uma peanha, com o fuste representando querubim.
A cabeça do Salvador do Mundo é rotunda, com rosto sereno e ligeiramente inclinado.
O cabelo é esculpido em finas madeixas búdicas, empastadas e encaracoladas na fronte, mais pronunciadas sobre a testa – a “urnã” de Buda – simbolizando a visão divina. Tem olhos amendoados, de olhar fixo e sobrancelhas em curva, sugerindo uma atitude mística e pensativa; o nariz é fino, de abas apertadas e a boca miúda, traduzindo uma expressão recolhida e sonhadora.
O corpo é esbelto, longiforme, desnudo, com noções anatómicas e volumétricas naturalistas bastante relevantes.
O braço destro está elevado, com dois dedos em extensão, sinal de bênção, e o sinistro semi‑flectido. As pernas são de formato cónico, sendo que a direita, com duas pregas na coxa, apresenta-se ligeiramente dobrada, de modo a apoiar o pé sobre o globo terrestre; a esquerda encontra-se aprumada, com o pé repousando sobre a peanha.
As mãos e pés têm fino entalhe, com dedos separados e achatados, longos e delicados, o polegar exibindo uma grande falange e unhas bem desenhadas.
Esta composição está integralmente suportada por peanha em forma de colunelo, típica dos artífices cingaleses. A base é quadrangular, o fuste exibe uma cabeça de querubim, com uma qualidade escultórica concordante com a restante peça, realçando-se o seu verismo, típico ainda de Quinhentos.
Para além de todos os cânones aqui referidos e que são comuns às produções cingalesas, existem ainda outras características que reafirmam a sua proveniência, como seja o carácter alteado da representação, de um raro tipo maneirista, que apenas se encontra nestas produções de finais do século XVI; ao contrário, a produção goesa nesta altura ainda estava bastante ligada a formas de tratamento plástico menos elaborado, com peças de cariz mais arcaico.
A presença de Portugal no Ceilão durou cerca de 150 anos (1505 – 1658), tendo sido a sua influência cultural e missionária muito marcante. Desta resultaram uma série de imagens votivas e religiosas, fruto do intenso processo de evangelização levado a cabo essencialmente pelos Jesuítas. O seu papel foi determinante na produção da arte do marfim, já que as utilizavam para evidenciarem e difundirem a transcendente mística do cristianismo.
As oficinas, ao produzirem obras de grande delicadeza, combinaram formas e motivos cingaleses com temáticas e figuras inspiradas nas gravuras e esculturas europeias da época.
O Menino Jesus Salvador do Mundo foi uma das temáticas preferidas do mundo barroco cristão. Os modelos mais arcaicos seguem os protótipos flamengos da 1ª metade do século XVI, levados para a Índia e Ceilão pelos portugueses. De acordo com a herança flamenga aparecem desnudos, só se encontrando cobertos os oriundos da contra reforma, como é o caso dos que ostentam os símbolos da paixão.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Arte Cristã
  • Marfins

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.