Jesus Cristo
Escultura cíngalo‑portuguesa do séc. XVI / XVII de rara dimensão e qualidade com grande minúcia de entalhe. Jesus Cristo apresenta um rosto grande, ovalado e sereno, com cabelos desenhando estrias muito finas e uma madeixa pendente sobre a direita. Olhos amendoados e achinesados, nariz fino, boca pequena, grande bigode pendente e barba bifurcada em madeixas enroladas.
De corpo desnudo, esta peça surpreende pelo grande rigor e realismo anatómico, patente não só na elegância dos arcos costais e dos vasos sanguíneos, mas também no desenho dos diferentes grupos musculares e das pregas cutâneas. Realçamos ainda as mãos e pés de fino entalhe, com dedos longos e delicados. Apresenta um belo e singelo cendal, em finas pregas paralelas, indumentária típica nos marfins do Ceilão.
As características são facilmente identificáveis como exemplo notável de origem cingalesa, pese embora a expressão, os olhos achinesados e o tipo de bigode nos façam pensar nas esculturas sino‑portuguesas, o que nos leva a por a hipótese de se tratar de um exemplar executado no Ceilão por um artífice chinês imigrado.
Marfim
Cíngalo-Português
Séc. XVI / XVII
Alt.: 67,0 cm
Ivory
Cingalo-portuguese
16th/17th c.
Height: 67,0 cm
- Arte Colonial e Oriental
- Arte Cristã
- Marfins