Guanine Entronada

Nº de referência da peça: 
C697

Porcelana vidrada Blanc de Chine
China, dinastia Qing
Período Kangxi (1661-1722)
Alt.: 37,0 cm

Enthroned Guanyin
'Blanc de Chine' Glazed porcelain
China, Qing dynasty
Kangxi reign (1661–1722)
Height: 37,0 cm

Delicada escultura de Guanine em porcelana esmaltada Blanc-de-Chine, produzida durante o período Kangxi (1661-1722), denotando-se uma figura de porcelana finamente moldada, oca e revestida por esmalte translúcido.
Guanine é retratada com uma expressão serena, de rosto esguio e lóbulos das orelhas alongados, aludindo aos atributos de Buda. A sua delicada face é encimada por um elaborado penteado. Ambas as características fisionómicas são observadas em representações de Guanine de entre o final da dinastia Ming e inícios da dinastia Qing . A Deusa encontra-se sentada num trono rochoso sobre ondas. Com a sua perna direita dobrada, apoiada na parte superior do joelho oposto e segurando uma criança sobre as pernas, enverga volumosas vestes drapeadas sob um fino manto, sendo estas rematadas pela aparente cruz cristã que se precipita sobre o seu peito. A criança parece segurar um lingote na sua mão direita e o orbe terrestre na esquerda.
A figura encontra-se flanqueada por uma Pomba do seu lado esquerdo, e, à direita, por um objeto de forma cónica. Os dois acólitos de Guanine, Shan-ts'ai e Lung-nü, ladeiam o sopé do trono, acompanhados por um par de dragões de água afrentados.
A Deusa é representada neste exemplar na sua aparência “Maternal” rodeada por diversos atributos e associações populares. O paralelo entre a figura e a iconografia cristã de “Nossa Senhora com o Menino” é inequívoco . Este é evidenciado pela presença da cruz ao pescoço de Guanine e pela Pomba, representação do Espírito Santo, repousando ao seu lado, ambos atributos raros nestas representações. Já a figuração de uma criança do sexo masculino inserida na iconografia de Guanine manifesta-se no final do período Ming, presumivelmente graças à influência direta do Cristianismo, que se difundiu pelo sul da China devido à presença portuguesa .
Representações semelhantes da Guanine maternal poderão ser contempladas no Museu Nacional de Tóquio e nos Museus Britânico e Victoria & Albert, em Londres. A partir de diversos inventários datados, as figuras de uma mulher com uma criança, possivelmente representando Guanine, também se encontravam presentes na coleção de porcelana de Augusto, o Forte, Rei da Polónia e Eleitor da Saxónia (1670-1733), em Dresden.

Guanine ou Kuan Yin é a deusa budista chinesa da misericórdia e compaixão infinita, originada como uma manifestação feminina de Bodhisattva Avalokitesvara. A deusa foi incorporada na arte, cultura e vida religiosa chinesa como uma figura relevante no panteão budista. Guanyin também foi adorada como protetora dos marinheiros e associada à fertilidade . No Japão, esta divindade é conhecida como Kannon (ou Kanzeon).
Guanine, na figuração de Sung-Tzǔ, a Maternal, foi prontamente associada e por vezes equivocada pela figura de Nossa Senhora. No entanto, ainda que raras, foram produzidas estátuas com iconografia especificamente cristã. Estas peças evidenciam a influência jesuíta e das restantes ordens religiosas no Oriente, sobre a produção de porcelanas chinesas.
Estas figuras, manufaturadas em Dehua, na província costeira de Fujian, no sudeste da China, são reconhecidas pelos seus finos e intricados detalhes e pelo seu remate a esmalte translúcido. Conhecida na Europa como Blanc de Chine, a porcelana caracteriza-se pela sua cor branca, densidade e translucidez. Dehua ao localizar-se nas imediações dos principais portos chineses, como Amoy (Xiamen) ou Cantão (Guangzhou), encontrava-se num local ideal para a exportação destas figuras. Os comerciantes europeus apreciavam a hábil modelagem destas peças, sendo as Guanines frequentemente publicitadas como “Nossas Senhoras Brancas” com o intuito de as tornar mais atrativas para o mercado europeu cristão. A representação da Guanine foi particularmente comum durante os períodos Ming (1366-1644) e início de Qing (1644-1911).
Estas peças eram maioritariamente colocadas em altares particulares e adoradas como imagens devocionais na China, contudo também poderiam ser destinadas às comunidades cristãs no Japão. Aquando da proibição do cristianismo no Japão, os devotos necessitaram de adaptar Kannon, e outras figuras e práticas budistas e xintoístas, para perpetuar os ensinamentos cristãos. A maioria das imagens cristãs não foi produzida no Japão devido à sua punição severa, deste modo, os japoneses cristãos importaram inúmeras peças de cerâmica da província de Fujian.

--

Superb Blanc-de-Chine glazed porcelain figure of Guanyin produced during Emperor Kangxi's reign (1661–1722). The white porcelain thinly moulded hollow figure is glazed in a pure translucent cream tinted glaze, and portrayed with an elongated face of serene expression and wide earlobes, alluding to the attributes of Buddha, both physiognomic characteristics of Guanyin depictions dating from the late Ming to early Qing dynasties . The Goddess, seated on a rocky throne above waves with the folded right leg resting on the right knee and holding a child on her lap, is attired in voluminous draped robes with a mantle over her elaborately styled hair and seemingly wearing a Christian cross on her chest. The child seems perhaps to be holding an ingot in the right hand and the terrestrial orb in the left.
The figure is flanked, on the left-hand side, by a dove on a rocky ledge and, on the right, by a conical-shaped object. Beneath the throne, standing on either side, Guanyin’s two acolytes Shan-ts’ai and Lung-nü with a pair of face-to-face water dragons.
The Goddess, depicted in this instance in her “Maternal” guise, is surrounded by a number of her attributes and popular associations. The parallel between the figure and the Christian “Madonna and Child” iconography is evident , even more so due to the presence of the cross and the Dove, the Holy Spirit, resting by her side, both unusual and rare attributes in these representations. This Guanyin variant, in which a male child is included in the iconography, began appearing in the late Ming period, possibly by the direct influence of Christianity, which spread along Southern China upon the arrival of the Portuguese .
Similar representations of the Maternal Guanyin can be found at Tokyo’s National Museum and the British and the Victoria & Albert Museums in London. From dated inventories, figures of a woman and child possibly representing Guanyin were also present in the Dresden porcelain collection of Augustus the Strong, King of Poland, and Elector of Saxony (1670-1733).
Guanyin or Kuan Yin is the Chinese Buddhist goddess of mercy and infinite compassion, the feminine manifestation of an Indian male bodhisattva called Avalokiteśvara. The goddess came to be incorporated into Chinese religious life, art, and material culture as a relevant figure in the Buddhist pantheon. Guanyin was also worshipped as a protector of mariners and as a bringer of sons . In Japan, she is known as Kannon (or Kanzeon).
Guanyin, in the form of Sung-Tzǔ, the Maternal, was easily mistaken for the Madonna. Nonetheless, there were some statues, even if rare, deliberately fashioned with Christian iconography. These pieces give evidence of the Jesuit and other congregational missionary work in the Orient, and their influence on the Chinese porcelain wares bearing Christian images. Amongst the most beautiful and diverse pieces found representing Christian iconography are the religious or devotional figures.
These figures were made in kilns at Dehua, in the south-eastern coastal province of Fujian, southeast China. They were press-moulded and finished by hand. The workmanship demonstrated on these sculptures is of the highest quality, as illustrated by their fine and exquisite details. Dehua porcelain was creamy-white, dense, and quite translucent, and it was known in Europe as Blanc de Chine. The Dehua kilns were close to major export ports such as Amoy (Xiamen) or Canton (Guangzhou). European merchants trading with China appreciated the skilful modelling of such figures, and Gaunyins were often advertised as “White Santa Marias” to make them more desirable to the Christian market. They were one of the most popular figures subjects produced during the Ming (1366-1644) and early Qing (1644-1911) periods.
These kinds of figures were usually placed on household altars and worshipped as devotional images in China, but may have also been intended for the Christian communities in Japan. As Christian worshiping became prohibited in Japan, Christians adapted Kannon and other Buddhist and Shinto figures and practices to sustain the Christian teachings. Most Christian images were not produced in Japan because of the severe punishment therefore, Japanese Christians imported numerous white ceramics and statues from Fujian Province .

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Porcelanas

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.