Taça em Cacho de Uvas – “Traubenpokal"

Nº de referência da peça: 
B268

Pequena taça para vinho, ou copas alteadas com pé e tampa, denominados “em cacho de uva” ou Traubenpokal no original alemão, dada a forma da copa e sua tampa recortada (que se encaixam perfeitamente), num padrão fechado, de hemisférios ou gomos salientes em forma de gota, realizados pela técnica do repuxado. A forma é por vezes designada, mais correctamente, como uma pinha.

Pé circular (fixo por rosca à haste), apresenta no pé gomos circulares, num prolongamento da decoração da copa.

A haste apresenta, por fundição, a figuração de troncos de videira. A decoração em pináculo floral, que remata a tampa deste Traubenpokal é em urna, obtida por fundição e singelamente torneada, de onde se projectam ramos de flores, provavelmente ervas-pombinhas ou fidalguinhos (Aquilegia vulgaris).

Esta decoração floral, ao contrário das famosas produções dos mais destacados ourives de Nuremberga da segunda metade do séc. XVI, que seriam obtidas por fundição do natural, são produzidasem fio laminado e chapa recortada a tesoura.

Conhecida por Traubenpokal, a tipologia argentária em que se insere este belo exemplar, parece ter  sido introduzida nas oficinas de ourives de Nuremberga nos finais do séc. XVI pela mão do famoso ourives Hans Petzolt (1551–1633).

Alemanha, Nuremberga (punção da cidade no bordo da copa)
Meinrad Bauch II (punção no bordo da copa)
Dim.: 24,5 × 7,9 × 7,9 cm

Germany, Nuremberg (town-mark on the rim of the cup)
Gilt silver - Meinrad Bauch II (maker's punch-mark on the rim of the cup)

Dim.: 24,5 × 7,9 × 7,9cm

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças