Taça

Nº de referência da peça: 
F663

Pequena taça em ágata matizada e de tons fumados que tem como característica principal o facto de ser entalhada de um único bloco de mineral. As ágatas são uma das muitas formas da calcedónia, um tipo de quartzo onde se incluem também as cornalinas e os heliotrópios.

A identificação da origem geográfica deste tipo de peças apresenta normalmente grandes dificuldades. No entanto, a variedade de mineral usado e a sua forma sugerem que a taça deverá ter origem no Guzarate, província do noroeste da Índia. De acordo com os diários dos muitos viajantes e comerciantes que visitaram o Guzarate nos séculos XVI e XVII, era dali que provinham objectos utilitários mas também outros com maior intervenção artística realizados em calcedónias várias. Entre estes contam-se taças, cabos de adagas e espadas, sinetes, anéis, etc.

Das raríssimas peças datadas que chegaram até nós destaca-se uma pequena taça semi-hemisférica também em ágata inscrita com versículos do Corão e data correspondente a 1606, presentemente na Khalili Collection, Londres. Uma segunda taça também em ágata matizada e atribuída ao segundo quartel do século XVII encontra‑se no Los Angeles County Museum of Art.

Embora tanto a copa como o pé sejam mais pronunciados, aproximam-se das formas do cálice em jade do imperador mogol Jahangir (r. 1605–27) nas colecções do Brooklyn Museum, com data inscrita correspondente a 1607–084. Uma segunda taça, na al-Sabah Collection, Kuwait, em cristal de rocha mas enriquecida com ouro e pedras preciosas apresenta também forma semelhante.

A taça foi enriquecida com dois aros em filigrana e granulado em ouro. O motivo decorativo usado, uma sucessão de ondas vistas de perfil, é algo incomum na Índia mogol ou mesmo em outras regiões ao sul da Índia. O chamado “enrolamento de Vitrúvio” faz parte do repertório da arquitectura da Roma Antiga e apresenta-se aqui a decorar a borda do pé e a zona imediatamente anterior ao lábio da taça. Uma ligeira reentrância nesta última zona indica que a taça foi idealizada para ser decorada com montagens. No entanto, o motivo escolhido assim como o facto de o aro superior impedir o seu uso – pelo menos de uma forma confortável – indicam que as montagens serão posteriores, datando possivelmente do séc. XIX.

Ágata e ouro

Provavelmente Guzarate

séc. XVII

Alt.: 5,8 cm Diâm.: 7,5 cm

An Agate and Gold Cup

Probably Gujarat,

17th c.

Height: 5,8 cm Diam. 7,5 cm

- CARVALHO, Pedro Moura; (com ensaios de S. Vernoit e H. Sharp), Gems and Jewels of Mughal India, The Nasser D. Khalili Collection of Islamic Art, vol. XVIII, Londres, 2010, p. 50, p. 85, cat. 30.

- PAL, P., LEOSHKO, J., DYE III, J. M. e MARKEL, S., Romance of the Taj Mahal, Catálogo de exposição (Los Angeles County Museum of Art), Los Angeles e Londres, 1989, pp. 152 - 3, cat. 162.

- SKELTON, R., [et al.], The Indian Heritage. Court Life and Arts under Mughal Rule, Catálogo de exposição, Londres (Victoria and Albert Museum), 1982, p. 117, cat. 350.

- KEENE, M. com KAOUKJI, S., Treasury of the World. Jewelled Arts of India in the Age of the Mughals: The al-Sabah Collection, Kuwait National Museum, Catálogo de exposição (British Museum, etc.), Nova Iorque, 1997, p. 33. 

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