Par de Castiçais

B139 - Invulgar par de castiçais em prata dourada, fabrico Nórdico, possivelmente Alemanha, dos finais do seculo XVI, inícios do século XVII.

Base circular com fustes bojudos e decoração relevada de “frutos, folhagens e flores-de-lis”que se prolongam por contas e gomos de cariz geométrico, intercalados até ao copo. Junto das arandelas sobressaem três aletas em curva e contracurva suportadas por bolacha com mascarões repuxados e cinzelados. O copo oitavado intercala flores de lótus com faces lisas.

A origem dos motivos gravados, de acantos e folhagens estilizadas, volutas e frutos espiralados, assim como, o carácter ritmado da decoração; a utilização moderada de elementos da arquitectura clássica e uma espécie de horror vacui; o estampado em relevo e a geometrização acrescentada aos elementos decorativos, faz-nos supor que se trata de uma obra alemã de Nuremberga, nomeadamente da oficinado mais célebre ourives maneirista Wenzel Jamnitzer (1507/8–1585) a quem são atribuídos projectos idênticos e a autoria do famoso tratado Perspectiva Corporum Regularium (1568),onde se reproduzem gravuras com 120 variaçõesde formas correspondentes a cinco sólidos regulares.

A raridade destes castiçais está também na sua sobrevivência, que muitas vezes não resiste à incúria dos tempos ou à sua própria refundição,quando era necessário colmatar a falta de fundos monetários ao longo de determinadas épocas.

Prata dourada - Alemanha (?), século XVI/XVII Alt.: 22,5 cm Peso.: 801,0 g Gilded Silver - Germany 16th/17th c. Height: 22,5 cm Weight: 801,0 g

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças