Inrō Namban
Raro inrō Namban em madeira revestida a laca. A caixa, com formato prismático e secção ovalizada, é composta por quatro compartimentos ou dan sobrepostos, dois sub-divididos, que encaixam uns nos outros e encerram com tampa do mesmo formato.
No interior e exterior do inrō sobressai a laca de coloração castanho-escuro a negro, que se obteve adicionando pó de carvão ou pigmento de ferro ao urushi – a seiva purificada da Rhus verniciflua. Sobre este fundo negro o mestre lacador circunscreveu a decoração em maki-e polvilhada a ouro sobre o desenho, dando‑lhe uma expressão maior riqueza através da aplicação de efeitos de madrepérola, ou raden, aqui de coloração azul‑esverdeada, ou aogai.
Tal como sucede com outros objectos Namban, neste caso concreto destinados ao consumo interno e espelhando o fascínio pelos recém‑chegados europeus, conhecidos por "Bárbaros do Sul" ou nanban-jin, este precioso e raro inrō apresenta-nos, de forma algo caricatural e estereotípica, a representação de portugueses trajando a sua indumentária típica dos finais de Quinhentos: gibões com seus colarinhos encanudados, largas calças conhecidas por bombachas, ferragoulos e sobreiros de diversos tipo
Madeira lacada, ouro e madrepérola
Japão
Séc. XVII (primeira metade)
Alt.: 10,0 cm
Lacquered and gilt wood and mother-of-pearl
Japan
First half of the 17th c.
Height: 10,0 cm
- Arte Colonial e Oriental
- Artes Decorativas
- Diversos