Fuga para o Egito

Nº de referência da peça: 
F777

Flight into Egypt
Ivory with remnants of polychrome
Ceylon, 16th / 17th century
Dim. 28, 4 x 14,3 cm / 23,4 x 9,7 cm (the plaque)

Fuga para o Egipto
Marfim com restos de policromia
Cíngalo-portuguesa, séc. XVI / XVII
Dim.: 28,4 × 14,3 cm /23,4 × 9,7 cm

Cingalo-Portuguese imagery is interpreted in a delicate and recognizable fashion; elegantly tapered faces and almond-shaped eyes, fine, slightly hooked noses and tight nostrils, fine closed lips.
These small plaques, easily carried by missionaries, had an important role within Christian missions throughout Asia as essential tools for the teaching of Christian doctrine and for use in public worship in churches or chapels. They were often part of larger sets destined to be displayed in oratories or altarpieces.
The European models from which the plaques were copied could be sourced from Italian engravings widely circulated in the Orient by European tradesmen and missionaries and, in this specific case the adoption of a Roman Mannerist model is clearly noticeable. The same theme was in fact worked by Federico Zuccaro, famous as a fresco painter in the Vatican, in a style heavily influenced by Michelangelo and Raphael. Zuccaro founded the Academy of San Luca in Rome (1542-1609) and worked in commissions from Pope Julius III and Paul IV.
This particular ivory plaque, of strong European character, was most likely produced by an established Ceylonese artist, well acquainted with the techniques and aesthetics introduced in India by the Portuguese. Carved out in deep low relief it depicts the Biblical scene of the Flight into Egypt. In a sophisticated, erudite composition, the Virgin Mary, at the centre of the scene, rides a donkey, while breast feeding the Baby Jesus, under the protective gaze of St. Joseph carrying a staff, suggesting the rushed, lifesaving escape from Palestine that the scene conveys. The bottle gourd and money pouch hanging from the donkey’s saddle and the date palm, Christ’s favorite fruit, reinforce the aesthetic and scenic atmosphere of the composition.
The plaque is mounted on an ivory inlaid ebony frame. On its upper edge two facing cherubs point to the crown of Christ the Savior. On the sides, birds sit on long flowering bushes growing from a pair of identical urns, while on the lower edge the artist has chosen to depict birds, butterflies and a peacock, in a clear symbolic allusion to the resurrection of Jesus Christ.

A imaginária luso-cingalesa trabalha as figuras religiosas de uma maneira delicada e precisa: faces de configuração afilada com olhos amendoados e expressivos, narizes finos de abas apertadas e de linha vagamente adunca e bocas finas e pequenas.
A finalidade das placas, pelas suas pequenas dimensões facilmente transportadas pelos missionários, era a de catequisar e de servir o culto público em igrejas e capelas tendo sido elementos fundamentais nas Missões Cristãs na Ásia, dada a forte componente didáctica.
Por vezes juntavam-se para formar pequenos oratórios ou até retábulos.
Os modelos eram quase sempre gravuras italianas que corriam ao tempo, em todo o Oriente, levadas pelos missionários e a execução desta placa denota a adopção do figurino pictural do maneirismo romano. De facto este tema iconográfico foi pintado por Federico Zuccaro, que se tornou famoso por ser pintor de frescos (na sala principal do Vaticano), num estilo baseado e influenciado por Miguel Ângelo e Rafael. Fundou a Academia de San Luca, em Roma (1542 1609) e trabalhou para os Papas: Papa Júlio III e Papa Paulo IV.
Esta peça é uma das placas ebúrneas de expressão mais europeizada, sinal de ter sido executada por um grande artificie, muito familiarizado com as técnicas e a estética que os portugueses levaram para a Índia.
Excepcional placa de marfim esculpida em baixo relevo, de talha funda, retratando o tema
Bíblico da “Fuga para o Egipto”, com moldura em ébano com embutidos em marfim.
Composição erudita que retrata a Sagrada Família, tendo como tema essencial Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo sob o olhar atento de S. José. Nossa Senhora amamenta o Menino Jesus em cima do burro, testemunho de uma fuga sem tempo, sem paragens, e S. José enverga a sua túnica, botas, trajo e chapéu, apoiando-se num bordão. O burro com um cantil e a bolsa do dinheiro na sela e uma frondosa tamareira, cujo fruto virá a ser o preferido de Jesus, a tâmara, reforçam a composição. A peça conserva restos de policromia.
Moldura em ébano toda preenchida com incrustações de marfim. No topo da moldura dois querubins afrontados pairam nas nuvens e mostram a coroa do Menino Jesus futuro Rei Salvador; nos lados, decoração simétrica com duas ânforas de onde saem frisos com motivos vegetalistas e onde pousam aves fantásticas.
Na base a ave imperial – o pavão – de cauda aberta, ladeado por outras aves e ramos estilizados.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Arte Cristã
  • Marfins

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.