Escritório

Nº de referência da peça: 
F1023

Teca, sissó e marfim (tingido e cor natural) Arqueta-escritório de tampo de levantar de caixa paralelepipédica, assente em pés de bola achatada, com estrutura de teca e faces exteriores em sissó decorado a embutidos de teca, sissó e marfim à cor natural e tingido de verde, e ferragens e pregaria em cobre vazado e dourado. O tampo de levantar dá acesso a um compartimento central rodeado na frente e nas laterais por três escaninhos (para os instrumentos de escrita), com um tinteiro e uma poeira em sissó ladeando cada um o escaninho da frente.

A presente arqueta apresenta ainda uma gaveta na metade inferior, com sua fechadura e pegas, mimetizadas na metade superior, que simula outra gaveta, cuja fechadura dá acesso ao interior. A decoração das faces exteriores, em tapete, consiste num campo preenchido por plantas floridas dispostas em simetria, com estreita cercadura decorada por quadrifólios que alternam entre sissó e marfim à cor natural. Mais complexa, a decoração da face exterior do tampo é igualmente em tapete, com um campo central onde pontua uma planta florida ladeada por dois pavões afrontados, uma larga e rica cercadura de plantas floridas dispostas em simetria, entrecortadas por cercaduras estreitas de quadrifólios que alternam entre sissó e marfim à cor natural.

Esta arqueta-escritório pertence a um raro grupo de peças de mobiliário que se singulariza pela sua decoração de embutidos de cores contrastantes e, em particular, pelo característico friso de florões recortados de quatro pétalas que não se encontram no mais abundante mobiliário produzido seguramente em Goa (em teca com embutidos de ébano e marfim) numa produção de larga escala que conhecemos para toda a centúria de Seiscentos. 

Províncias do Norte do Estado Português da Índia, provavelmente Taná, Bombaim (Mumbai)

Final do séc. XVI início do séc. XVII

Dim.: 21,5 × 36,0 × 44,5 cm

Teak, indian rosewood and ivory (dyed and natural), gilt copper.

Northern provinces of the Portuguese State of India, probably Thane, Bombay (Mumbai)

Late 16th, early 17th century

Dim.: 21,5 × 36,0 × 44,5 cm

— CRESPO, Hugo Miguel, Jóias da Carreira da Índia (cat.), Lisboa, Fundação Oriente, 2014.

— CRESPO, Hugo Miguel, Choices (cat.), Lisboa – Paris, AR-PAB, 2016.

— DIAS, Pedro, Mobiliário Indo-Português, Moreira de Cónegos, Imaginalis, 2013.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Mobiliário

Formulário de contacto - Peças