Cofre

Nº de referência da peça: 
F935

Excepcional cofre das oficinas de Guzarate, em tartaruga guarnecida a prata, datável da 2ª metade do século XVI.

A caixa e a tampa foram executadas com tartaruga translúcida e mosqueada (escamas dorsais da Eretmochelys Imbricata ou tartaruga‑de‑pente), colocada sobre folha de ouro o que lhe confere maior contraste e beleza. As placas estão rematadas por tarjas de prata recortadas à tesoura, com exuberantes cantoneiras reforçando as quatro esquinas, fixas por balmázios em forma de rosácea com estrela. Ambas estão decoradas segundo a mesma matriz, com veados, aves e elementos florais em trifólio, de vergônteas enroladas, que se repetem em relevo pela técnica do repuxado e cinzelado.

As dobradiças, o ferrolho, a lingueta e a asa, são integralmente chapeadas, com denso e delicado trabalho de repuxado e cinzelado. A fechadura é em caixotão com orla cinzelada de elementos em ziguezague, adornada com ave e motivos vegetalistas, colocadas junto do escudete. 

Na tampa, as laterais das cumeadas estão integralmente cobertas de prata e apresentam uma composição simétrica, com um eixo central formado por dois enrolamentos florais, unidos por argola central, enquadrando dois cervídeos afrontados e colocados em simetria, com a cabeça no sentido inverso ao corpo, representação característica dos primórdios nas artes do Próximo Oriente Antigo e reproduzida na decoração Mogol. A asa é torcida em hélice com braçadeira central anelada e rematada por cabeças de serpe cinzeladas com nitidez. 

 

Tartaruga e prata

Guzarate, Índia

Séc. XVI

Dim.: 7,0 × 13,0 × 7,9 cm

Tortoiseshell and silver chest

Gujarat, India

16th c.

Dim.: 7,0 × 13,0 × 7,9 cm

— FLORES, Jorge, SILVA, Nuno Vassallo, Goa e o Grão-Mogol (cat.), Lisboa, FCG, 2004.

— FERRÃO, Bernardo, Mobiliário Português, Vol. III, Porto, Lello & Irmão, 1990.

— CRESPO, Hugo Miguel, Jóias da Carreira da Índia (cat.), Lisboa, F. Oriente, 2014.

— PEARSON, M.N., Os Portugueses na Índia – Colecção de Cabo a Cabo, Lisboa, Editorial Teorema, Lda, 2003.

— SILVA, Nuno Vassallo e, “Pedras Preciosas, Jóias e Camafeus: A Viagem de Jacques de Coutre de Goa a Agra”, in Goa e o Grão-Mogol (cat.), Lisboa, FCG, 2004.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Marfim, Tartaruga e Madrepérola

Formulário de contacto - Peças