Adaga - Pesh-Kabs

Nº de referência da peça: 
F746

Adaga de tipo "Pesh-Kabs" com lâmina em aço damasquino de gume simples. O punho não apresenta guardas e é totalmente revestido por finas placas de madrepérola fixas por pequenos pinos.
O formato da lâmina, em "T", é a principal característica desta tipologia. Larga junto à base do punho, adelgaça e termina em fina ponta. Este curioso formato foi concebido essencialmente para perfurar cotas de malha.
A Pesh-Kabs é um tipo de adaga originária da Pérsia, actual Irão, onde é denominada por "Karud" e muito apreciada no seio da corte Mogol. As intensas relações diplomáticas e comerciais entre o Império Mogol e a Pérsia Safávida, aliadas às afinidades religiosas, acabariam por resultar numa série de trocas e influências artísticas de que é exemplo esta "Pesh-Kabs".
O presente exemplar remonta à região indiana de Guzarate, facto confirmado pelo característico trabalho em madrepérola. A lâmina, todavia, será originária do Afganistão onde este tipo de adagas - apresentando geralmente maior dimensão - foi bastante utilizado (Kyber).

Aço damasquino, madrepérola e ouro
Índia, Guzarate, séc. XVIII
Dim.: 30,0 cm

Formulário de contacto - Peças