Figura masculina

Nº de referência da peça: 
D1906

Gouache on paper
China (Canton?), 18th century
Dim.: 173,0 x 91,5 cm
Prov.: Viscounts of Maiorca collection, Figueira da Foz.

Pintura de guache s/ papel
China (Cantão?), séc. XVIII
Dim.: 173,0 x 91,5 cm
Proveniência: colecção Viscondes de Maiorca.

Eighteenth century Chinese gouache on paper painting, portraying a male figure flanked by foliage composition analogous to the previous work.
From the face, of clearly oriental physiognomy, stand out the black, deep and meditative eyes, in an expression reinforced by the hand stroking of the beard. Holding a fan in his right hand the figure is wearing a long, cloud and wave patterned orange coloured tunic, under a shorter celestial blue silk damask robe, ornamented with undulating motif medallions and buttoned up in red decorative fastenings.
On the head a conical summer hat (Guanmao), made of bamboo strips topped by a red tasselled fringe, as worn by Chinese officials. The shoes are decorated in blue clouds.
The characteristics of the outlined drawing and the chromatic, natural pigment gouache gradations, suggest that both this and the previously described work were produced by the same artist.
Noticeably, the pair of figures are portrayed in the same auspicious garden of undulating foliage and flower elements, suggesting the possibility that they both are illustrative of the same “Dream of the Red Chamber” novel.
The figure’s iconographic details reveal a renowned literate official, which we interpret as Jia Baoyu’s father, Jia Zheng, identified in the novel as an erudite Confucian and strict follower of rules and rituals .

Although no other large figurative Chinese painted papers have so far been recorded in Portugal, other examples can be found in Saltram House’s Dressing Room (The National Trust, Plymouth). Alternating female figures, erudite officials and immortals, they are however, and contrary to the Palace of Maiorca papers, printed on Chinese paper (ca. 1760) and hand finished in black and polychrome ink . Similar papers are also recorded at Schloss Sunching, in Oberpfalz in Germany and at Kastel d’Ursel in Belgium . For this reason as well as for their inherent artistic quality and rarity, this pair of fully hand painted Chinese papers are extremely important examples of this art.

--

Pintura chinesa do seculo XVIII, a guache sobre papel, representando figura masculina, ladeada por composição vegetalista análoga à da pintura anterior.
No rosto, de fisionomia oriental, sobressaem olhos negros, absortos e meditativos, atitude reforçada pela posição dos dedos da mão esquerda que acariciam a barba, enquanto na outra segura leque.
Veste túnica longa de cor alaranjada, decorada com nuvens e ondas. Sobre ela, outra mais curta, de seda adamascada em azul celeste, ornamentada com medalhões de motivos ondulantes e apertada com alamares de botões vermelhos.
Na cabeça um chapéu de Verão (Guanmao), de forma cónica, feito de finas tiras de bambu e coberto por franja de seda vermelha com borla, usado pelos oficiais chineses. Calça sapatos decorados com nuvens azuis.
As características do desenho e as gradações cromáticas em guache de pigmentos naturais sugerem que foi possivelmente o mesmo artista que realizou ambas as pinturas.
Como podemos observar, as figuras estão inseridas no mesmo jardim auspicioso, de elementos vegetalistas serpenteados, o que nos leva a crer que são as duas ilustrativas da mesma obra: “O Sonho da Câmara Vermelha”.
As características iconográficas da figura masculina revelam que se trata de um oficial letrado de mérito, que atribuímos a Jia Zheng, o pai de Jia Baoyu – o jovem herdeiro do clã, que vive a história de amor com Lin Daiyu (representada na outra pintura). Zheng destaca-se neste romance, como erudito confucionista, seguidor rígido de regras e rituais .
Não se conhecem em Portugal quadros de papéis de parede chineses com figuras de grandes dimensões, para além dos existentes na coleção do São Roque. Segundo registos da National Trust, podem encontrar-se em Inglaterra, no Dressing Room, de Saltram House, perto de Plymouth, personagens de grandes dimensões. No entanto, contrariamente às pinturas do paço de Maiorca, são impressões de c. 1760, em papel chinês, posteriormente finalizadas à mão, com tinta preta e colorida. Trata-se neste caso de um conjunto de papéis decorativos que alternam figuras femininas com oficiais eruditos e imortais . Existem outros idênticos no Schloss Sunching, em Oberpfalz, na Alemanha e em Kastel d’Ursel, na Bélgica .
Assim, este par de papéis chineses, integralmente pintados à mão, revelam-se de extrema importância, não só pela sua qualidade artística como pela sua raridade.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Diversos

Formulário de contacto - Peças

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.