Pietà

Nº de referência da peça: 
F1042

Rara placa em marfim esculpido em médio e baixo-relevo, de excelente qualidade escultórica, representando o tema iconográfico cristão denominado Pietà (Piedade), centrada no corpo de Cristo, amparado pela Virgem Maria, ladeados por dois anjos.

Nossa Senhora inclinada sobre o lado direito, com o corpo em torsão de Jesus Cristo no regaço, segura o braço inerte do Redentor, e ampara o outro com a mão esquerda. O tratamento das figuras de maneira delicada e precisa, confirma o cânone subjacente às imagens cíngalo-portuguesas: cabelos em madeixas de sulcos finos e justapostos nos anjos, ligeiramente aneladas nas pontas. Rostos de configuração afilada, olhos amendoados, nariz fino e adunco, de narinas apertadas, e boca pequena de lábios finos e fechados. As mãos são longas com os dedos bem demarcados, compridos e afuselados, exclusivos do singular entalhe cingalês.

Nossa Senhora veste túnica e manto com pregas quebradas de grande subtileza nas orlas, bem demarcadas. Jesus Cristo está coberto com o típico cendal de pregas com laçada lateral e os anjos com asas de penas bem desenhadas, vestem túnica de gola redonda e avivada.

Marfim

Ceilão

Séc. XVII

Dim.: 9,0 × 11,0 cm

Ivory

Cingalo-Portuguese

17th c.

Dim.: 9,0 × 11,0 cm

  • Arte Colonial e Oriental
  • Arte Cristã
  • Marfins

Formulário de contacto - Peças