Nossa Senhora com o Menino

F736  Placa de marfim praticamente preenchida pelo busto da Virgem com o Menino. Nossa Senhora apresenta rosto afilado, olhos amendoados, cabelos com madeixas, túnica de pregueados leves e longo manto drapeado sobre a cabeça. O Menino Jesus encontra-se despido, sentado no braço direito da Virgem, que tem na mão esquerda portuguesíssimos cravos (B. Ferrão). 

Nossa Senhora e o Menino estão resguardados por cortinas ligeiramente drapeadas e sustentadas por um friso em ziguezague, enquadramento muito usual na Europa renascentista. É interessante notar que as imagens em marfim da Imaculada Conceição raramente são apresentadas sem o Menino. Antes da chegada dos missionários europeus à Índia era popular o culto em torno dos episódios da infância de Krishna e da sua mãe adoptiva, Yashoda, consorte de Nanda. Confrontados com a imaginária hindu e com o culto dos princípios da maternidade e da figura de Krishna, criança divina e avatar de Vishnu, os missionários europeus encontraram um paralelismo e similitudes formais e conceptuais que poderiam facilitar a tradução simbólica da iconografia cristã.

A imaginária em marfim corresponde a uma preocupação Contra-Reformista na representação das cenas da Infância de Jesus, de uma espiritualidade refrescante e amorosa, que vemos sobretudo nas representações de Nossa Senhora com o Menino e nas imagens do Menino Jesus (A. Curvello).

Marfim e ouro Indo - portuguesa, séc. XVII Dim.: 12,0 × 11,5 cm Ivory and gold Indo-Portuguese, 17th c. Dim.: 12,0 × 11,5 cm

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Marfim, Tartaruga e Madrepérola

Formulário de contacto - Peças