Menino Jesus Bom Pastor

Nº de referência da peça: 
F1130

Menino Jesus de grandes dimensões em marfim, trabalho proveniente das oficinas luso‑tailandesas, do século XVII.

Encontra-se “reclinado” na consagrada posição em que Buda morreu, sendo esta representação unicamente utilizada no budismo da Tailândia (antigo Sião); traduz a passagem de Buda para o nirvana, estado onde se alcança a profunda paz de espírito, pela pureza dos pensamentos.

O Menino encontra-se deitado sobre um manto de folhas de jasmim, com a cabeça apoiada sobre a mão direita, afagando com a esquerda o lombo de um cordeiro que se encontra em cima da Bíblia Sagrada. De facies sereno, cara arredondada, bela e expressiva, tem cabelo desenhado em anéis formando caracóis contíguos e alinhados, numa referência à inteligência superior de que Buda era dotado. Os olhos estão semicerrados, o sorriso é hermético. Enverga túnica de pastor atada à frente com um cordão, deixando ver o ventre e usa calças largas típicas do traje tailandês.

Marfim

Tailândia, período Ayutthaya

Séc. XVII

Dim.: 23,0 cm

Ivory

Thailand, Ayutthaya period

17th c.

Dim.: 23,0 cm

— DIAS, Pedro, com National Museum (Bangkok), Thailand and Portugal – 500 years of a common past: The art legacy: The Távora Sequeira Pinto Collection, Gráfica de Coimbra, Coimbra, 2011.

  • Arte Colonial e Oriental
  • Arte Cristã
  • Marfins

Formulário de contacto - Peças