Jesus Cristo

F853  Bela escultura de rara dimensão e qualidade, com grande minúcia de entalhe, cíngalo‑portuguesa do séc. XVI / XVII. Jesus Cristo apresenta um rosto grande, ovalado e sereno, com cabelos desenhando estrias muito finas e uma madeixa pendente sobre a direita. Olhos amendoados e achinesados, nariz fino, boca pequena, grande bigode pendente e barba bifurcada em madeixas enroladas.

De corpo desnudo, esta peça surpreende pelo grande rigor e realismo anatómico, patente não só na elegância dos arcos costais e dos vasos sanguíneos, mas também no desenho dos diferentes grupos musculares e das pregas cutâneas. Realçamos ainda as mãos e pés de fino entalhe, com dedos longos e delicados. Apresenta um belo e singelo cendal, em finas pregas paralelas, indumentária típica nos marfins do Ceilão.

As características são facilmente identificáveis como exemplo notável de Jesus Cristo crucificado de origem cingalesa, pese embora a expressão, os olhos achinesados e o tipo de bigode nos façam pensar nas esculturas sino‑portuguesas, o que nos leva a por a hipótese de se tratar com grande probabilidade de um exemplar executado no Ceilão por um artífice chinês imigrado.

Marfim Cíngalo -português, séc. XVI / XVII Alt.: 67,0 cm A Jesus Christ Ivory Cingalo-portuguese, 16th/17th c. Height: 67,0 cm

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Marfim, Tartaruga e Madrepérola

Formulário de contacto - Peças