Gomil de Asa Perdida D. José Prata Portuguesa

B175 - Gomil Josefino de asa perdida em prata portuguesa. Em forma de elmo invertido, boca com delineamento de curva e contracurva e assente em pé circular de contorno recortado. O bojo está profusamente decorado com motivos florais cinzelados e relevados que emergem de um fundo em forma de concha.

A sua estrutura helicoidal desenha faixas recurvas verticais, ligeiramente côncavas, que alternam com superfícies convexas, ambas definidas nos seus campos por estrias interrompidas. A decoração é predominantemente rocaille, repuxada e cinzelada, em folhagens, godrões, rosas, concheados, volutas e entablamentos arquitectónicos.

Boca larga com delineamento de curva e contracurva, organizadas em pequenos “CC ” nervurados, com folhas de acanto, perfazendo uma linha ondulatória cheia de movimento.Asa perdida em forma de “C” decorada com enrolamentos e motivos florais estilizados de folhas de acanto.

Assente sobre pé circular, recortado, com reservas alternadamente cinzeladas ou decoradas com rosas repuxadas. Nó em forma de bolacha decorada com volutas. Salientamos nesta obra a elevada qualidade de execução, nomeadamente a composição decorativa, de claro cariz rococó, e o exímio trabalho do ourives de repuxar e cinzelar a prata.

Marca de ensaiador do Porto, João Coelho Sampaio (1768–1784)

Marca de ourives Luís António Coelho – LAC (1766–1818)

Alt.: 33,5 cm Peso: 1531,0 g

A Portuguese Silver Ewer D. José (1750–1777) King of Portugal

Oporto assay mark João Coelho Sampaio (1768–1784)

LAC – Luís António Coelho makers mark (1766–1818)

Height: 33,5 cm Weight: 1531,0 g

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Pratas e Filigranas

Formulário de contacto - Peças