Garrafa de Peregrino

C297  Rara garrafa periforme em porcelana da china decorada azul sob o vidrado, com três reservas: uma sem preenchimento, outra com as cinco chagas de Cristo e a última com as armas da Ordem de São Francisco, com a divisa INRI – Jesus Nazareno Rei dos Judeus. O colo tem decoração em ponta de lança sobre filete e friso de folhagem. Tampa em prata, decorada com mesmo friso de folhagem, posterior.

Esta rara garrafa data da transição do séc. XVII/XVIII, encomenda de um Mosteiro Franciscano para uso numa das possessões desta Ordem Religiosa no Oriente. Na insígnia da Ordem de São Francisco estão representados, a azul, dois braços cruzados em aspa, com uma chaga na mão, que está pregada sobre a cruz. O braço nu é o de Jesus Cristo e o vestido de um Santo protetor dos pobres. A cruz está encimada pela divisa INRI – Jesus Nazareno Rei dos Judeus. São Francisco nos últimos dias de sua vida chamou os seus irmãos para os abençoar, usando o seu gesto habitual de cruzar os braços, gesto este que foi então adotado como símbolo da Ordem.

Dinastia Qing Reinado Kangshi (1677 – 1722) Alt.: 32,0 cm Glazed porcelain China, Qing dynasty Kangxi period (1677 – 1722) Height: 32,0 cm Exemplares semelhantes em: / A similar bottle in: — Colecção Abel Lacerda — Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa Vd. — CASTRO, Nuno de – A porcelana chinesa e os brasões do império, Lisboa, Editora Civilização, 1987, pág. 45 — CASTRO, Nuno de – A Porcelana Chinesa no Tempo do Império – Portugal/Brasil, Lisboa, ACD Editores, 2007, pág. 360 — SANTOS, A. Varela – Portugal na Porcelana da China, 500 Anos de Comércio, Vol II, Lisboa, Arte Mágica, 2010, pp. 572 – 575 — BEURDELEY, Michel – Porcelaine de la Compagnie des Indes, Fribourg, Office du Livre, 1962, pág. 144

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Porcelanas

Formulário de contacto - Peças