Cómoda D. João V/ D. José

Nº de referência da peça: 
A396

Cómoda em nogueira entalhada em tombeau. Estrutura bombée com tampo liso de formato rectangular e recortado, moldurado e saliente, acompanhando a acentuada movimentação da caixa em curva e contracurva, repousando sobre tripla moldura. Frente com três renques de gavetas: sob o tampo, duas iguais e, nos restantes, um gavetão com cercaduras periféricas proeminentes e quebras laterais, separados por estreitos entrepanos lisos, com excepção do superior,que apresenta um friso de tremidos com diferentes angulações, irradiados a partir do centro. Avental ondulante, quase rente ao chão, com concha central de transição ligeiramente aberta, a partir da qual se repartem simetricamente volutas em curva e contracurva, folhagem de acanto e concheados de bordos flamejantes. As pegas em bronze ricamente cinzelado, de cariz josefino e com desenho assimétrico, são realçadas por molduras de talha, também presentes nos escudetes dos gavetões.

Uma sábia alternância de composição barroca e rocaille completa a decoração das gavetas. Robustas pilastras em forma de consola salientes nos quatro ângulos, de entalhe barroco, dando preferência às folhas de acanto, conchas, flores e enrolamentos pronunciados, mas também, com alguns elementos decorativos assimétricos de forte pendor rocaille. Ilhargas decoradas por moldura centrada em escudo de cariz joanino, fortemente recortada e entalhada, ornamentada de curvas e contracurvas simétricas e encimada por folha de acanto barroca sobre elemento orgânico auricular. Pés terminados em sapata, decorados com talha alta através de enrolamentos exageradamente pronunciados fazendo alusão a chifres de bucrânio. Uma folha de acanto em relevo sobe pelas pilastras laterais.

São de referir apenas duas cómodas com decoração e cronologia idênticas: uma cómoda papeleira em nogueira, datável do terceiro quartel do século XVIII, que integra fábrica de pequenas gavetas e tampo de abater, pertencente à Fundação Medeiros e Almeida(inv. 177); outra, da mesma época, entalhada em pau‑santo, de uma colecção particular.

Nogueira e bronze, Portugal, séc. XVIII, Dim.: 91,0 × 129,0 × 78,0 cm

Walnut, Portugal, 18th c., Dim .: 91,0 × 129,0 × 78,0 cm

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Mobiliário
Peças Vendidas

Formulário de contacto - Peças