Caixa Escritório

Nº de referência da peça: 
F1121

Soberba caixa-escritório Cíngalo-Portuguesa de formato paralelepipédico em madeira exótica e marfim assentando sobre quatro pés finamente torneados no mesmo material. Os finos painéis de marfim que a revestem, delicadamente vazados e entalhados estão fixos à carcaça de madeira através de minúsculas cavilhas de marfim e emoldurados por bandas de marfim gravadas com enrolamentos característicos do repertório decorativo Cingalês.
O esquema decorativo dos painéis de marfim, de grande qualidade e sofisticação artística, é definido por enrolamentos vegetalistas e pássaros, medalhões circulares com flores de lótus estilizadas ao gosto Persa e círculos em forma de estrela, emoldurados por uma banda de quadrifólios contínuos, num padrão semelhante a outras peças Cingalesas produzidas para a corte Portuguesa em meados do séc. XVI.
Apesar da sua forma e função tipicamente europeias a linguagem decorativa e o tipo de entalhamento desta caixa são característicos das peças de luxo produzidas no Ceilão.
Algumas peças similares, de placas de marfim aplicadas sobre teca, cobre dourado ou, mais raramente tartaruga sobre madeira dourada, encontram-se em várias colecções públicas e privadas internacionais.

Madeira exótica, marfim, seda e cobre dourado
Cíngalo-Portuguesa, séc. XVII
Dim.: 10,5 x 35,0 x 13,5 cm

  • Arte Colonial e Oriental
  • Artes Decorativas
  • Marfim, Tartaruga e Madrepérola

Formulário de contacto - Peças