Cafeteira D. Maria de Grandes Dimensões

Nº de referência da peça: 
B174

Cafeteira em prata portuguesa de invulgar dimensão, com corpo em forma de balaústre, avivado por frisos perlados que contornam as linhas essenciais. O bojo revelando uma sinuosidade elegante, é ornamentado na base por canelados côncavos e na parte superior por molduras ovais centrais, com fitas enlaçadas no topo, unidas por grinaldas de folhas e flores, numa gravação muito suave.

Bico em forma de colo de cisne, decorado com duas fileiras de finos perlados e uma folha de acanto junto à boca. Asa em madeira entalhada com apoio para o polegar em forma de crescente. A peça assenta sobre pé central de forma arredondada e decorada com canelados côncavos. A tampa em forma de campânula segue a tipologia da decoração do corpo e remata com um botão em forma de urna.

O tipo de decoração desta cafeteira, com marcada influência francesa correspondente a Luís XVI em França, mostra uma nítida evolução para o estilo neoclássico. Encontra-se remarcado com marca do ourives do Porto, de José Rodrigues Teixeira – JRT (1877–1886), ensaiador da Cidade do Porto, que fez peças para a Casa Real, nomeadamente uma réplica à escala da Torre Eiffel.

O mais provável é que a presença da sua marca tenha sido para atestar a qualidade da prata, visto as marcas originais estarem pouco legíveis.

Marca de ensaiador do Porto (1803–1810)

Marca de ourives de António Pereira Soares APS (1797–1825)

Alt.: 37,0 cm Peso: 1311,0 g

A Portuguese Large Silver Coffee Pot D. Maria (1777–1816), Queen of Portugal

Oporto assay mark (1803–1810)

APS – António Pereira Soares makers mark (1797–1825)

Height: 37,0 cm Weight: 1311,0 g

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças