Cafeteira D. José

Nº de referência da peça: 
B238

Elegante cafeteira Josefina com três pés, em prata portuguesa. Em forma de pêra alongada, decorada com ramos de flores, folhagens e entablamentos arquitectónicos recurvos, com uma decoração de dinâmica expressão plástica, muito ao gosto da época. No bojo, a decoração é composta por um ramo florido central, com um cercadinho de flores com ramagem.

O bico em colo de cisne, envolve-se em caneluras, terminando em folha de acanto. Adere ao bojo através de uma vieira, emoldurada com o mesmo tipo de decoração que ornamenta o corpo. Asa em madeira entalhada e facetada, realçada no topo por uma pluma estilizada, ligando-se ao corpo através de volutas.

Assenta sobre três pés de enrolamento, trespassando uma folha estilizada, que se fixam ao corpo da peça por um concheado, exuberantemente cinzelado. Tampa campaniforme, articulada por charneira, com gravados de motivos fitomórficos, desabrochando numa flor em botão. De notar o riscadinho flamejante, finamente cinzelado, que envolve a boca da cafeteira, a asa, o bico e os pés.

Marca de ensaiador de Lisboa (1750–1770)

Marca de ourives Luís José Eloy da Silva – LIE (1750–1810)

Alt.: 36,0 cm Peso: 1598,0 g 

A Portuguese Silver Coffee Pot D. José (1750–1777), King of Portugal

Lisbon assay mark (1750–1770)

LIE – Luís José Eloy da Silva makers mark (1750–1810)

Height: 36,0 cm Weight: 1598,0 g

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças