Bilheteira D. João V

Nº de referência da peça: 
B205

Salva de pé alto/salva bilheteira joanina, em prata portuguesa relevada, cinzelada, gravada e armoriada. Ao centro, sobre um fundo liso, brasão de armas decorado com folhas de trevo, encimado por elmo e pavão e suportado por dois leões. O bordo desenvolve-se em quatro registos que acompanham o movimento da orla, recortada por friso liso em chaveta.

Na periferia do fundo da bilheteira, corre uma faixa dum “cercadinho” rococó de fino desenho, com pontilhados, elementos fitomórficos e enrolamentos de aletas, limitada por uma cercadura lisa de frisos estriados e incisos e um fino cordão enrolado em “S”. Cercadura exterior repuxada e cinzelada com folhas de acanto enroladas, alternando com oito medalhões: quatro de grandes dimensões, com rostos de figuras femininas em perfil, envoltos em exuberantes molduras de volutas e quatro mais pequenas, também com rostos femininos perfilados.

Pé amovível, alteado, com base larga e recortada em curvas e contra curvas; fuste em balaústre, decorado com os mesmos motivos da bilheteira exibindo quatro figuras femininas de perfil. O arranque do pé é feito com canelados e termina por friso liso. Remarcado com possível marca de garantia dos Países Baixos.

Marca de ensaiador de Lisboa (1720–1750)

Marca de ourives MT (1720–1750)

Diâm.: 31,5 cm Peso: 1138,0 g

A Portuguese Silver Salver-on-Stand D. João V (1706–1750) King of Portugal

Lisbon assay mark (1720–1750)

MT makers mark (1720–1750)

Diam.: 31,5 cm Weight: 1138,0 g

  • Arte Portuguesa e Europeia
  • Pratas

Formulário de contacto - Peças